sábado, 16 de julho de 2011

Cuidados com a higiene de seu cão


CUIDADOS COM O CÃO
Adotar um animal não é o mesmo que comprar um brinquedo. Antes de o fazer é necessário ter consciência de todos os cuidados e trabalho que significa ter um animal.
Aqui ficam alguns conselhos a ter em conta:
Pelo
Dependendo de ser uma raça de pelo longo ou curto as exigências em relação ao tratamento do pelo serão diferentes, pelo que ao comprar ao adotar um animal se deve informar das exigências especificas da raça em questão.
A generalidade das raças de pelo longo exige um tratamento diário.
Ao escovar e pentear o seu cão estará não só a tratar do seu pelo mas também a massagear a pele do animal.
Por norma os cães gostam de ser escovados, apreciando esse momento de carinho e interação com o dono.
No que diz respeito ao banho o animal não deve tomar banhos excessivos uma vez que isto destrói o filtro protetor do pelo. Só deve dar banho em seu cão no máximo uma vez por semana.
Se ele se sujar na terra dê-lhe só um ducha com água morna sem usar shampoo.
Para evitar os odores pode recorrer a outras soluções existente no mercado, sem ter que recorrer necessariamente ao banho.
Filhotes só devem tomar banhos em empresas de Banho e Tosa após o término de todas as vacinas e em locais que os tratem com carinho para que não fiquem com traumas de banho.
Unhas
Quando se trata de animais que vão muitas vezes à rua geralmente não há necessidade de lhes cortar as unhas. Mas por outro lado se o animal passa muito tempo em casa as unhas não se desgastam e podem crescer demasiadamente. Corte-as com um alicate corta-unhas especial tendo o cuidado de cortar unicamente a matéria morta e não as cortar demasiado pois pode ser doloroso para o animal.
Caso não se sinta confiante e à vontade para o fazer procure profissional especializado.
Mais vale recorrer a um profissional do que magoar seu animal.
Olhos, ouvidos e dentes
Nos animais com pelo comprido os fluidos lacrimais tendem a acumular-se nos cantos dos olhos. Quando verificar esta situação remova esse acumulo de fluidos utilizando um pano umedecido.
Em relação aos ouvidos deve ter atenção às infecções. Se perceber que o seu cão coça muito as orelhas recorra ao veterinário para verificar uma possível otite.
Já existem no mercado diversas soluções para evitar a formação de tártaro nos dentes do seu animal. Pode escovar os dentes do seu cão recorrendo a escova dos dentes e creme dental adequados ou pode optar por uma das outras soluções disponíveis no mercado, como por exemplo biscoitos desenhados especificamente para este efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário